21/02/2020

Portabilidade especial de carências

Prezado cliente,

Conforme resolução operacional RO Nº 2.563 da ANS, publicada em 20 de Julho de 2020, informamos que o prazo para portabilidade especial de carências foi prorrogado.

O novo prazo concede aos beneficiários, 60 dias para troca de operadora com portabilidade especial, cujo prazo final se encerra em 21 de Setembro de 2020.

Para realizar a migração com portabilidade especial, é necessário estar adimplente na atual operadora, e apresentar a carta de carência na operadora de destino.

A comprovação da adimplência do beneficiário junto à operadora do plano de origem dar-se-á mediante a apresentação de cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos 3 (três) boletos vencidos, referentes ao período dos últimos seis meses.

 

Entenda:

 

Quem pode realizar uma portabilidade especial de carências?

Todos os beneficiários do Agemed, independente do tempo do contrato, plano / produto e compatibilidade do preço.

 

Quem já cancelou o plano, pode realizar uma portabilidade especial de carências?

Apenas os beneficiários que cancelaram o plano em até 60 dias antes dos dados da publicação, ou sejam, os beneficiários que cancelaram o plano a partir de 05/03/2020, realizando uma portabilidade especial de carências.

 

O beneficiário terá que cumprir alguma carência?

Os beneficiários que têm 24 meses de plano ou mais, podem exercer a portabilidade especial de carências sem o cumprimento de carência, CPT ou agravo. O beneficiário que está cumprindo a carência ou cobertura parcial temporária (pré-existente), está sujeito ao cumprimento do período que falta na nova operadora. Os beneficiários que não possuem 300 dias de plano podem exercer uma portabilidade especial de carência e estão sujeitos a manter os prejuízos que faltam na nova operadora.

 

O beneficiário que está pagando agora, como criar uma portabilidade especial de carências?

O beneficiário que estiver pagando agravo e que tiver menos de 24 meses de contrato sem plano de origem pode exercer uma portabilidade especial de carências, podendo alterar o cumprimento da cobertura parcial temporária em relação ao tempo que falta para concluir o período de 24 meses, ou pelo pagamento do agravo, caso seja ofertado, seja negociado com uma operadora do plano de destino.

 

O beneficiário que não tem um ano de operação pode realizar uma portabilidade especial de carências?

Sim. Na portabilidade especial de carências, o requisito de prazo de permanência não se aplica.

 

O beneficiário precisa cumprir uma compatibilidade de preço?

Não. Na portabilidade especial de carências, o requisito de compatibilidade de preço, onde o valor do plano de destino deve ser igual ou inferior ao plano de origem não se aplica.

 

Como o beneficiário deve provar uma adimplência na operadora de destino?

O beneficiário deve apresentar uma cópia do comprovante de pagamento de pelo menos 3 boletos dos últimos 6 meses.

 

O beneficiário pode escolher o plano e a operadora de destino?

Sim. Ele deve contatar uma operadora selecionada ou uma administradora de benefícios.

 

Se o plano de destino escolhido pelo beneficiário não é coberto no plano de origem, o beneficiário não precisa manter a carência nesta nova segmentação?

O beneficiário que contratar plano com segmentação não previsto no plano anterior, poderá cumprir a carência nesta nova cobertura.

 

O beneficiário pode solicitar ou cancelar o plano com um Agemed? Possui algum prazo?

Sim, pode solicitar ou cancelar. Não possui prazo.

 

 

Quanto tempo a operadora de destino tem para analisar se o beneficiário atende aos requisitos para uma portabilidade especial de carências?

A operadora de destino possui um prazo máximo de 10 dias ou após o pagamento da primeira mensalidade.

 

Como fica nos casos de beneficiário interno?

O representante legal do beneficiário interno pode solicitar a portabilidade de carências.

 

Como o beneficiário pode provar todos os requisitos para análise de portabilidade especial de carências?

O beneficiário pode apresentar uma carta de carência, disponível no site, em sua área restrita.

 

Confira aqui o passo a passo para obter sua carta de frequência ou solicite via whatsapp pelos telefones: (47) 99120-5714 e (47) 99236-2637 .

Dúvidas em relação a boletos e devoluções, número 47 98446-0463 (somente via whatsapp) 

Caso haja dificuldade no acesso à portabilidade especial, o beneficiário pode entrar em contato com o ANS pelo telefone  0800 701 9656.