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Aprenda 6 técnicas de respiração que ajudam a controlar a ansiedade

Técnicas de respiraçãoQuando você está muito estressado e alguém lhe sugere que dê uma respirada mais fundo para se acalmar não é a toa. Respirar da forma correta pode ajudar muito no controle do corpo e da mente.

A seguir, separamos algumas técnicas de respiração que vão ajudar no controle da ansiedade:

Primeiros passos

Procure momentos para respirar lentamente apenas pelo nariz. Exercícios de três a sete minutos são indicados pelos especialistas. Experimente deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada.

Usando o diafragma

Esse tipo de respiração ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso. A dica é respirar lenta e profundamente e observar o próprio movimento: o diafragma deve abaixar na sua contração na inspiração.

Respiração abdominal deitada

Funciona assim: deite na cama, com as luzes apagadas, e coloque as mãos sobre o abdômen.  É preciso contar enquanto se respira, para criar um ritmo. Pode-se inspirar contando mentalmente até quatro e expirar no mesmo tempo, sempre pelas narinas.

Três em três

Deixe o ar entrar no seu corpo enquanto você conta lentamente até três. Segure o ar nos pulmões novamente por três segundo. Depois solte o ar no mesmo tempo. Por fim, fique sem ar pelo mesmo período.

Flexão de tronco

Nesse exercício, você deve sentar-se em uma cadeira confortável e jogar o tronco pra frente, deixando ele apoiado nas coxas. Os braços e a cabeça ficam soltos em direção ao chão. Ao voltar, tome cuidado para sempre manter a coluna ereta, a cabeça é a última a se alinhar.

Alteração de narinas

Outra técnica é respirar por uma narina de cada vez, inspirando por uma e expirando por outra. A ordem deve ser trocada a cada respirada.

Aplique essas técnicas à sua rotina e torne seu dia mais tranquilo.