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Substituições saudáveis para a Ceia de Natal

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As festividades de fim de ano estão sempre ligadas a banquetes fartos e saborosos. Entretanto, é normal que a preocupação com as propriedades nutritivas e valores energéticos das refeições fique um pouco de lado, em meio ao clima de tanta comemoração. Há uma lista de pratos tradicionais das Ceias de Natal que, apesar de apetitosos, ultrapassam os limites saudáveis de gorduras e sódio. Mas calma lá: não será preciso passar o Natal comendo alface. A ideia é trabalhar com substituição: de ingredientes ou de pratos inteiros, por alternativas leves e nutritivas que não deixam de ser deliciosas, como pede esta data tão especial.

Confira agora algumas dicas de substituições saudáveis para a Ceia de Natal, que farão a família toda se deliciar com um menu repleto de sabor, nutrientes e saúde:

APERITIVOS

Deixe de lado todas as opções fritas ou que envolvam embutidos. Todas as etapas da Ceia podem ser naturais e gostosas. Boas opções de aperitivos são frutas secas, como figos, tâmaras, ameixa e damasco, que são ricas em fibras e auxiliam no funcionamento intestinal, além de provocarem sensação de saciedade, o que ajuda a evitar excessos na chegada do prato principal. Outra boa opção é servir porções de nozes, pistache, amêndoas e castanhas, que também possuem fibras reguladoras do intestino e controlam o colesterol. Porém, é preciso cuidado com a segunda opção: estas sementes são altamente calóricas, portanto o consumo deve ser moderado para que a refeição permaneça saudável.

ENTRADA

A maionese não é uma boa escolha. Rica em gordura, carboidratos e sal, ela não acompanha a proposta de Ceia saudável. Para aqueles fãs de maionese que não querem abrir mão do prato, a dica é substituir a maionese de batatas por uma alternativa, composta de ovos e requeijão light. O salpicão também é componente tradicional da Ceia de Natal. Para torná-lo mais saudável, basta deixar de lado os embutidos e a batata palha, ricos em sódio e em temperos artificiais, e fazer uso de carne de frango grelhada ou cozida. Abuse das saladas: todo tipo de folhas e legumes são bem-vindos, e incrementá-los com sementes de abóbora, girassol, linhaça ou chia é uma ótima ideia.

PRATO PRINCIPAL

Diga adeus ao tender, ao chester e ao peru. Apesar de serem praticamente símbolos do Natal, estas carnes são altamente prejudiciais, principalmente se compradas prontas e congeladas: contêm excesso de sal, de hormônios e de aditivos químicos, e devem ser evitadas. Com a saída das carnes vermelhas, chegam as carnes brancas, muito mais magras e saudáveis. As melhores opções são peixes e frangos orgânicos. Condimentos como gengibre, cúrcuma e pimenta são ótimos temperos e deixam estes pratos ainda mais especiais. Um bacalhau preparado com legumes e azeite de boa qualidade é uma ótima opção.

Quanto aos acompanhamentos do prato principal: o arroz branco, pobre em nutrientes, deve ser substituído por arroz integral, negro ou vermelho, que são opções mais leves, menos calóricas e mais ricas em fibras. A farofa deve ser preparada com a menor quantidade de farinha de trigo possível, dando prioridade à farinha de mandioca, e sem adição de bacon ou outras opções gordurosas. Castanhas trituradas complementam uma farofa gostosa e nutritiva.

SOBREMESA

Os bolos, tortas e até mesmo o tradicional panetone natalino são opções que extrapolam os níveis indicados de gordura e açúcar. Para encerrar a Ceia de maneira gostosa, leve e saudável, sirva porções de frutas da estação, como cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa. Caso queira uma opção um pouco mais elaborada, uma boa ideia é preparar uma mousse de chocolate saudável, substituindo o creme de leite por abacate e o chocolate, por cacau e um fio de mel.

BEBIDAS

Não dá para servir um menu saudável acompanhado de refrigerante. Todos os refrigerantes, chás ou sucos industrializados devem ser descartados. Opções viáveis são sucos naturais adoçados apenas com o açúcar natural da fruta ou águas aromatizadas com rodelas de laranja, limão ou morango. Água servida gelada e com pedaços de gengibre ou folhas de hortelã também é uma opção saudável e sofisticada. Quanto às alternativas alcoólicas, o indicado é não ultrapassar duas taças de vinho tinto.

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