Agemed :: Planos de saúde

Plano de saúde, Florianópolis, Lages, Blumenau, Tubarão, Criciúma, Serviços Exclusivos, Soluções para Empresa, Você, Cradenciamento, Orçamento, Cobertura Nacional, Abrange, ANS, Linha Kids, Linha Teen, Linha Jovem, Linha Mulher, Linha Homem, Linha Master, Linha Senior, ASSISTÊNCIA MÉDICA, Guia Médico, Vida Saudável, Dicas do Doutor, Médicos, AgeNews, Qualivida, Empregados, Cônjuges, Filhos,Gestores,Diretores,Agregados. Assistência Farmacêutica e Ótica, Assistência Odontológica, Assistência Psicossocial

Planos de Saúde

 
Soluções para EmpresaSeja um credenciado

Informativo Agemed


 
Você está em: Vida saudável :: Óleo de peixe pode prevenir esquizofrenia.
 
Óleo de peixe pode prevenir esquizofrenia.
 

Óleo de peixe é melhor do que remédio

Tomar diariamente uma cápsula de óleo de peixe pode impedir o desenvolvimento de síndromes em pessoas com propensão a doenças mentais como a esquizofrenia.

A conclusão é de um estudo de três meses realizado por uma equipe internacional formada por pesquisadores da Áustria, Austrália e Suíça.

De acordo com a pesquisa, o suplemento parece ser tão eficaz quanto o uso de remédios.

Substância natural

"A descoberta de que o tratamento com uma substância natural pode prevenir, ou ao menos retardar, a aparição de comportamento psicótico nos dá esperança de que pode haver uma alternativa a drogas anti-psicóticas", afirma o autor do estudo.

Os pesquisadores acreditam que a substância Ômega 3 - presente no óleo de peixe e que já é conhecida por promover corações mais saudáveis - é que produz os efeitos benéficos no cérebro.

Embora ainda não saibam como o Ômega 3 age no organismo, a substância já se comprovou eficiente também contra crises epilépticas.

Remédio natural

Um remédio "natural" seria muito bem-vindo, sustenta a revista especializada Archives of General Psychiatry, já que a medicação convencional anti-psicótica é muito forte e pode apresentar graves efeitos colaterais.

O óleo de peixe, por sua vez, é geralmente bem tolerado pelo organismo e fácil de tomar.

Os pesquisadores testaram o tratamento em 81 pessoas avaliadas com alto risco de desenvolver psicose.

Óleo de peixe versus placebo

O alto risco apresentado pelos pacientes estava relacionado ou a um forte histórico familiar de esquizofrenia e doenças similares ou eram pessoas que já apresentavam leves sintomas da doença.

Para que o teste fosse realizado, metade do grupo tomou o suplemento com óleo de peixe ao longo de 12 semanas, enquanto a outra metade tomou placebo. Nenhuns deles sabia qual tratamento estava recebendo.

Os pesquisadores acompanharam o grupo por um ano para saber quantos desenvolveriam a doença.

Duas pessoas do grupo que tomava a cápsula de óleo de peixe desenvolveram comportamento psicótico, comparado a 11 pacientes do grupo que recebia placebo.

A equipe acredita que o Ômega 3 altera o processo de transmissão de sinais no cérebro, embora esse mecanismo ainda seja um mistério.
 
Os textos aqui apresentados são apenas de caráter informativo e não substituem, em hipótese alguma, as orientações do seu médico ou um especialista nessa área.
 
Fonte:http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=oleo-peixe-omega-3-prevenir-esquizofrenia&id=4987

Serviços Exclusivos.

Guia Médico Online

Procure os médicos, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados da Agemed que estão mais perto de você:

 
 

Planos de Saúde para Empresa

ANS | Agência Nacional de Saúde Suplementar
© Agemed Saúde S.A.
Rua Paraná, 175 - Anita Garibaldi Joinville / SC - CEP - 89202-160
Fone/Fax: (47)3461-4444